Visual LightBox Gallery generated by VisualLightBox.com
1- CAADM2 2 - CAADM1 3 - CAADM1 4 - CAADM2 5 - CAADM2 6 - CAADM3 7 - CAADM1 8 jquery lightbox alertby VisualLightBox.com v6.1

Index Consultoria Jr.

1. O que é necessário para criar uma empresa Júnior? Como faz (passos) para criar uma?
1.1 - Formação de uma equipe: Primeiramente, isso deve partir principalmente dos próprios estudantes, trata-se de formar uma equipe que esteja alinhada e possua o mesmo interesse e real empenho em tornar realidade a fundação e desenvolvimento da EJ.

1.2 - Pense no que a empresa Júnior vai fazer e realize Benchmarking: Para ser considerada uma empresa júnior atuante, esta deve ter como finalidade a vivência empresarial através da realização de projetos, ou seja, a empresa precisa definir sua atividade fim, que tipos de serviço poderá oferecer, como será sua estrutura e como se organizará para isso. Porém, isso não se faz sozinho, então é importante a realização de benchmarking para conhecer práticas adotadas por outras empresas e realizar troca de informações. Posteriormente, deverá analisar e verificar se as práticas realizadas pelas outras empresas juniores podem ser adaptadas e implementadas na sua EJ, de acordo com a sua realidade atual e o cenário em que a sua EJ está inserida. Este passo inclui definição de modelo do negócio.


1.3 - Entre em contato com a sua IES: Procurar ajuda de algum professor, ajuda do próprio curso (coordenação) e universidade é essencial. Pois a empresa deverá ser orientada e supervisionada por professores e/ou profissionais especializados, e deverá conseguir uma sede/espaço físico.


1.4 - Consiga um espaço físico: Deverá conseguir um espaço físico para que os membros possam trabalhar, desenvolver e realizar as atividades da empresa.

1.5 - Regularize sua EJ: Na rotina de uma Empresa Júnior deve haver uma preocupação com o registro de suas atividades, pois documentos bem registrados como: atas, notas fiscais, contratos e outros, removerão boa parte dos entraves burocráticos que geralmente cruzam o caminho das empresas. Assim, se faz necessário registrar cada iniciativa de uma Empresa Júnior desde seus primeiros passos. A empresa deverá estar juridicamente regularizada, deverá possui CNPJ, ter estatuto, ata de posse e eleições registradas em cartório e aprovados na Receita Federal. Segue o link da Lei Empresa Júnior (Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016) que disciplina a criação e organização de empresas juniores e seu funcionamento perante a instituição de ensino superior: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13267.htm

No site da Brasil Júnior, você pode encontrar de forma mais detalhada informações em e-books de como é todo o processo de fundação de uma empresa júnior, desde a idealização do negócio até o processo de federação de uma EJ já estruturada. Além de ter orientações e sugestões sobre todos os aspectos importantes para o bom funcionamento de uma empresa júnior e também sobre conhecimento do que é o Movimento Empresa Júnior, conceito do que é uma empresa júnior, a Brasil Júnior e as Federações que a compõem. É muito importante saber disso tudo, pois não se trata da formação de uma empresa júnior isoladamente, mas de fazer parte de uma rede de pessoas que trabalham todos os dias por um mesmo objetivo: formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. Segue o link: https://brasiljunior.org.br/crie-sua-ej


2. Como surgiu a Index?
A Empresa Júnior do Curso de Administração da UVA surgiu no de 2001 por um grupo de mulheres. Atualmente não se tem muitos dados e arquivos da época, algo que sabemos é que elas atuavam também em eventos regionais, como o que pode ser ver na foto abaixo.
No decorrer do tempo, essas empresárias juniores se formaram e não tinha pessoas para dar continuidade a EJ, e assim houve a primeira temporada de inatividade da empresa.

A empresa ressurge novamente por volta de 2004 como IPAC Jr, este nome é dado em homenagem ao professor Igor Pimentel, ainda atual professor do curso. Possuem históricos de atuação na realização de projetos de consultoria. No entanto, devido há alguns conflitos a empresa decaiu em inatividade novamente.

Por volta de 2010, a empresa volta a funcionar, desta vez com o nome Index Consultoria Júnior. Esta passou por vários processos de mudanças e enfrentou muitos desafios para se manter em funcionamento.

No entanto, no ano de 2016, ao recuperar real contato com a federação e outras empresas juniores, participar de eventos que permitisse momentos de conhecimento e integração com a rede do Movimento Empresa Júnior, fez com que a Index Consultoria Júnior tivesse uma mudança de mindset e trabalhasse na mudança de sua estrutura. Hoje é voltada para a realização de projetos de consultoria em administração e desenvolvimento dos membros através dessa vivência empresarial. Durante o segundo semestre do ano passamos pelo programa Navegantes da FEJECE (programa de federação) e em 17 de Dezembro de 2016 conseguimos nos tornar uma EJ federada.


Em 2017 conseguiu o SELO EJ. O Selo EJ tem por objetivo garantir um mínimo de segurança jurídica às organizações proporcionando uma melhor gestão interna e credibilidade frente aos stakeholders, além de uniformizar o Movimento Empresa Júnior brasileiro tornando-o cada vez mais forte e consolidado. Tendo como norte a legislação brasileira e o Conceito Nacional de Empresas Juniores (CNEJ), pode-se certificar que todas as EJs que obtém o Selo seguem o padrão e se caracterizam efetivamente como tal.

Desde então, a empresa tem procurado atuar na realização de mais e melhores projetos para gerar impacto e resultados para os nossos clientes e, assim, desenvolver mais e melhores pessoas e profissionais comprometidos e capazes de transformar o nosso país.

4. Quais os Integrantes da atual gestão, com seus respectivos cargos?
Tatiane Oliveira - Presidente - Gestão 2017.2
Ana Carolina Liberato - Vice-presidente e recém eleita para Diretoria de Gente e Gestão - Gestão 2018.1
Wesley Vasconcelos - Diretor de Projetos e recém eleito Presidente - Gestão 2018.1
Victor Vasconcelos - Assessor de Marketing e recém eleito Diretor de Marketing - Gestão 2018.1
Samylle Diniz - Diretora de Gestão de Pessoas
Douglas Lopes - Gerente de Projetos
Erika Figueiredo - Trainee de Gerente de Projetos
Geiziane Feijó - Trainee de Gerente de Projetos
Natthan Réryson - Assessor de Marketing
Erika Hellen - Assessora de Gestão de Pessoas
Lucas Alves - Consultor de Projetos
Saboia Neto - Consultor de Projetos
Miqueias Kennedy - Consultor de Projetos
Flávia Luquelia - Consultora de Projetos
Jeorge Mota - Consultor de Projetos
Maria da Conceição Ferreira - Consultora de Projetos
Bárbara Ellen Brito - Consultora de Projetos
Weslley Farias - Consultor de Projetos
Eric Gandhi - Trainee
Gabriel Brito - Trainee
Hitalo Fernandes - Trainee
Lucas Monteiro - Trainee
Luziene Souza - Trainee
Rafael Muniz - Trainee
Thainá Fernandes - Trainee
Vandick Sousa - Trainee
Vanessa Cavalcante - Trainee
Ytelvina Hellen - Trainee

5. O que fazem?
Somos uma Empresa Júnior, organização sem fins lucrativos e com fins educacionais, realizadora de projetos e consultoria na área de Administração empresarial e formada exclusivamente por graduandos do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA, contando com o acompanhamento e orientação de nossos professores tutores.
Através de Soluções Estratégicas que geram resultados a baixo custo, a Index Consultoria Júnior oferece aos nossos clientes, projetos que causam impacto social, transformando Sobral em uma cidade cada vez mais empreendedora.

Missão:
“Desenvolver profissionais capazes de impactar a sociedade gerando soluções por meio de projetos de excelência em Administração.”

Visão:
“Ser uma EJ de alto crescimento sendo referência como empresa que gera soluções e resultados para os seus clientes e ser reconhecida por projetos de excelência em administração pelos empreendedores, empresários juniores, acadêmicos de Sobral e Região Norte do Ceará.”

Valores:
Compromisso, Sinergia, Transparência, Sustentabilidade, Resiliência e Qualidade.

Consultorias em:
Gestão Financeira
Gestão de Processos
Gestão de Marketing
Gestão de Pessoas


6. Como faz para entrar?
Para entrar na empresa, o interessado deverá passar por um Processo Seletivo. Ele é composto por etapas que visam analisar comportamentos, características, competências, habilidades e atitudes do candidato para ver se ele corresponde minimamente a requisitos pré-definidos para se tornar um indexado. Este processo é importante para estarmos escolhendo pessoas que realmente desejam se empenhar na empresa, ao mesmo tempo em que se desenvolvem e entregam resultados.

Após o processo seletivo, temos o processo trainee. Fase essencial para conhecermos melhor o membro trainee quanto as suas caraterísticas e real identificação com a rotina e cultura da empresa. Além de ser uma fase de capacitação mais intensa e de desenvolvimento. É realizado também desafios para avaliação quanto ao seu empenho em realmente contribuir e fazer parte da empresa. Após esse processo, os que se dedicarem e realmente se mostrarem aptos a fazer parte da empresa serão efetivados como membro associado e este ato é oficializado por meio de assinatura de um termo de voluntariado.


CONTATOS:
Instagram: @indexconsultor